fbpx
VEJA OUTROS CURSOS

Curso

O desenvolvimento da internet e as constantes inovações tecnológicas a ela relacionadas têm transformado todos os setores da economia. A mesma rede capaz de potencializar a participação democrática, a transparência pública e o acesso à informação, também pode colocar em questão o exercício dos direitos fundamentais. Nesse contexto, esta nova Especialização dedica-se aos desafios jurídicos que envolvem tecnologia, com destaque para a aplicação do Marco Civil da Internet - MCI e da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Essa última entrará em vigor em agosto de 2020, com implicações importantes para todas as empresas que realizam alguma forma de tratamento de dados pessoais, fomentando um amplo mercado de atuação.

Abordagem

As aulas são orientadas à resolução de casos concretos, de forma a demonstrar, na prática, como resolver problemas jurídicos que envolvem tecnologia a partir das principais legislações aplicáveis. Além do aprofundamento das questões jurídicas, a abordagem também envolve a compreensão do funcionamento dos mais importantes procedimentos e tecnologias que estão transformando o mercado jurídico e o exercício profissional do Direito, como: criptografia, legal design, lawtechs, sistemas baseados em aprendizagem de máquina e análise preditiva, blockchain e contratos inteligentes.

Público-alvo

Profissionais com curso superior em todas as áreas, especialmente: juristas, cientistas e engenheiros da computação, analistas de sistema, contadores, publicitários e administradores. Advogados que atuam ou desejam atuar na área digital, servidores públicos, gestores que ocupam ou pretendem ocupar posições em Diretorias de Proteção de Dados, Privacidade, Conformidade e Segurança da Informação.

Investimento

20 x R$ 875,00

informações gerais

Duração:

• Turmas quinzenais:
aulas sexta e sábado
, das 18h30 às 22h (sex)
e das 8h às 13h (sáb).

Carga Horária: 360 horas.

Formato:

Aulas ao vivo:

Previsão de início:

Abril/2020

Programa do curso.

ALGUNS PROFESSORES CONVIDADOS

Rafael Zanatta

Líder do programa de direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec. Doutorando e Mestre pela Universidade de São Paulo - USP, onde foi coordenador do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade. Foi líder de projeto do InternetLab, pesquisador bolsista da Escola de Direito de São Paulo da FGV, onde integrou o projeto Globalization, Lawyers and Emerging Economies (FGV/Harvard, 2013).

Nuria López

Doutora e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC-SP. Data Protection Officer - DPO e Advogada especializada em Direito Digital. Pesquisadora e autora de publicações nacionais e internacionais (Alemanha, Espanha) sobre neurofilosofia, inteligência artificial, sociedade da informação e proteção de dados.

Renato Leite Monteiro

Fundador e Diretor do Data Privacy Brasil. Colaborou ativamente com as discussões e redação da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil - LGPD. É co-chair, no Brasil, da Associação Internacional de Profissionais de Privacidade – IAPP, e tem certificação CIPP/E, CIPM e FIP. Twitter LATAM Head of Privacy and Data Protection. Professor convidado de diversas instituições como USP, Mackenzie, FGV e Insper. Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo. LL.M em Technology Law pela NYU e NUS. Foi study visitor e consultor do Departamento de Proteção de Dados do Conselho da Europa.

Coordenação

Bruno Costa Teixeira

Professor da FDV. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Especialista em Educação e Tecnologia pela USP.

DINÂMICA

Sua Pós
em 9 meses

O novo formato da Especialização FDV traz um curso mais dinâmico, concebido para acompanhar o ritmo de transformações do mercado. Em 9 meses, você conquista uma formação atual e significativa.

RELEVANTE

Contextualizada com tendências de mercado

Um curso ágil é um curso sempre atualizado. Ciclos mais curtos privilegiam atualizações mais constantes dos conteúdos, sempre de olho nas direções apontadas pelo mercado.

PARTICIPATIVA

Abordagens que potencializam o Networking

O investimento em metodologias participativas inovadoras é uma marca da FDV. Na Especialização, além de proporcionar uma formação mais completa, essa abordagem valoriza a interação, potencializando o Networking.

Convênios